A importância da Avaliação de Ciclo de Vida (ACV)
16 Abril, 2021
16 Abril, 2021

A importância da Avaliação de Ciclo de Vida (ACV)

O que é Avaliação do Ciclo de vida - (ACV)?

Todas as atividades antrópicas introduzem impactos ambientais, seja para a criação de um processo, produto ou serviço. Os impactos são causados desde a obtenção da matéria-prima, a produção de um bem ou serviço, o destino final ou a sua reciclagem para ser reincorporada na cadeia de valor.

Desta forma, a metodologia de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) é uma ferramenta técnica de análise sistemática para avaliar os aspetos ambientais e os potenciais impactos associados a um produto ou serviço ao longo do seu ciclo de vida.

Como funciona um estudo de ACV?

A avaliação de ciclo de vida baseia-se em conceitos e avaliação do consumo energético e de balanço de massa. Tais conceitos baseiam-se na primeira lei da termodinâmica, relacionada com o princípio da conservação de energia, que demonstra que a energia não pode ser criada nem destruída, mas sim convertida em outra forma.

Outro conceito muito importante para o entendimento da ACV é a segunda lei da termodinâmica. Esta lei é relacionada com a degradação energética, ou seja, a cada conversão de energia há perdas que podem ser por calor, radiação e outras.

Assim, a ACV faz um balanço energético de materiais, entre os inputs e outputs, e calcula os impactos ambientais através da diferença da perda com o rendimento energético.

 

Quais as vantagens da realização de estudo de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV)?

  • Calcula o impacto ambiental de um produto, processo ou serviço;
  • Identifica os impactos positivos ou negativos;
  • Compara e analisa vários processos com base nos seus impactos ambientais;
  • Identifica qual o processo, material ou produto que produz mais impacto;
  • Importante ferramenta para a tomada de decisões;
  • Identificação de possibilidades de melhoramentos;
  • Possibilidade de utilização em ações de marketing, através do rótulo ambiental ou declaração ambiental de um produto/serviço;
  • Metodologia de Suporte para as Declarações Ambientais de Produto (DAP), ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental, e outras certificações específicas de setores ou organizações.

Metodologias usadas pelo CVR – Centro para a Valorização de Resíduos na Avaliação de Ciclo de Vida (ACV)

O CVR segue a metodologia da ISO 14040 e ISO 14044, sendo composta por 4 fases, como ilustra a figura abaixo. Cada fase é realizada de forma criteriosa e escrutinada pela equipa do CVR.

 

 

1 - Definição do objetivo e âmbito

Esta primeira fase tem como objetivo definir e descrever a identificação da aplicação pretendida de estudo de ACV (motivações, público-alvo, identificação de pontos críticos, benchmarking, etc.).

2 - Inventário do ciclo de vida

Esta fase é dedicada à recolha de informações e procedimentos para calcular e quantificar os dados de entradas e saídas de um processo (consumo de eletricidade, consumo de água, materiais usados, bem como as emissões associadas).

3 - Avaliação do Impacto

As avaliações dos impactos abordam várias categorias e o CVR com as metodologias de midpoint avaliam impactos de pegada de carbono e aquecimento global, acidificação do solo e dos oceanos, ecotoxicidade terrestre e aquática, esgotamentos de recursos (minerais e fósseis).

4 - Interpretação

Está fase é responsável por identificar as questões significativas do estudo, verificar a integridade, a sensibilidade e a consistência dos resultados e definir as conclusões, as limitações e as recomendações do estudo.

O CVR – Centro para a Valorização de Resíduos realiza a Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) para diversas áreas, adaptando as necessidades de quem procura o Centro para a execução desta metodologia. Contacte-nos e saiba mais.