CVR celebra 20 anos
8 Julho, 2022
8 Julho, 2022

CVR celebra 20 anos

Há 20 anos, a 8 de julho de 2002, nascia o CVR - Centro para a Valorização de Resíduos. Foram duas décadas dedicadas à indústria, aos municípios e à sociedade, na aplicação de soluções reais na gestão e valorização de resíduos.

Criar mecanismos inovadores para as questões ambientais e energéticas, promovendo a sustentabilidade e circularidade da economia. Era este o propósito inicial aquando da criação do Centro. Vinte anos depois, a reflexão sobre este percurso revela um balanço muito positivo, como considera a Presidente do Conselho de Administração do CVR, Cândida Vilarinho: “O segredo do nosso sucesso, internamente, sem dúvida está nos nossos recursos humanos e, externamente, no facto de termos esta tipologia de associados tão diversa, que no fundo é enriquecedora também para o nosso conhecimento”. Atualmente, são mais de 80 as empresas associadas ao CVR, maioritariamente da indústria.

O CVR foi criado em 2002, mas a ideia surgiu “bastante antes”, como admite o Fundador e antigo Presidente do Conselho de Administração, Fernando Castro: “A ideia de criar um Centro com a tipologia do género do CVR começou a germinar mais ou menos no final dos anos 80, início dos anos 90”.

Nestas duas décadas de história, o CVR foi firmando o seu papel e a sua posição, registando um crescimento sustentável. O reconhecimento como Centro de Interface Tecnológico e Entidade de Utilidade Pública, em 2017, é um dos marcos deste trajeto. “É um reconhecimento do nosso mérito, do nosso percurso, da nossa competência, do nosso profissionalismo e sem dúvida que será uma marca assinalável para todo o sempre para o nosso Centro. Não só vem premiar o nosso passado, como nos permite olhar com grande confiança para o futuro”, refere a Presidente do Conselho de Administração. 

As acreditações do LCR - Laboratório de Caraterização de Resíduos e do LEG-LAR - Laboratório de Emissões Gasosas e Avaliação de Ruído foram também importantes para o crescimento do Centro, como consideram Irene Morais e Rosa Silva, Responsáveis Técnicas dos Laboratórios.

O CVR começou por se dedicar à prestação de Serviços Técnicos Laboratoriais, mas foi, ao longo dos anos, aumentando a sua área de atuação. Atualmente, o CVR dedica-se essencialmente a quatro vertentes: Serviços Analíticos, Consultoria, Investigação e Desenvolvimento e Organização de Eventos Científicos.

Joana Carvalho, Coordenadora do IDT - Departamento de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, considera que a evolução do CVR ao longo do tempo é “notável” e que o futuro trará novas oportunidades para o Centro. “Estaremos cá para criar ideias, para criar um espaço de debate e, no fundo, todos juntos atuamos nesse sentido”, acrescenta.

Jorge Araújo, Diretor Executivo, destaca a evolução do Centro, reforçando o papel do CVR na área ambiental, e deixa a visão para os próximos anos: "A aposta agora é para aumentar os serviços, e queremos mais serviços para a indústria. Também queremos mais projetos internacionais, que é uma aposta forte do CVR, e ter também os nossos recursos humanos mais formados”.

O CVR irá celebrar os 20 anos com um evento dedicado à Ciência, no próximo dia 20 de julho. Enquadrado no projeto Wast'Awareness, o evento Descobrir a Ciência pretende, para além da comemoração do aniversário, promover a Transferência de Conhecimento e gerar sinergias que permitam parcerias de inovação para o futuro. 

O Evento é aberto a todos! As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias. Pode registar-se aqui