Semana Europeia da Prevenção de Resíduos passa pelo CVR
14 Novembro, 2022
14 Novembro, 2022

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos passa pelo CVR

O CVR - Centro para a Valorização de Resíduos vai celebrar a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, participando em várias ações de sensibilização.

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) realiza-se em novembro, com um foco temático diferente todos os anos. Para a edição de 2022, que decorre de 19 a 27 de novembro, o tema central é “Têxteis Circulares e Sustentáveis. O Lixo está fora de moda!”.

 

 

No dia 16 de novembro, o CVR é anfitrião da apresentação do professor sueco Lars Gotterup com o título “Sustentabilidade: De dedo indicador moral para bússola ética”. A apresentação vai destacar temas como a crise da humanidade e o grande desafio do setor têxtil e vestuário e mostrará exemplos da nova estratégia da Win-Win Textiles, empresa vimaranense de Sourcing de têxtil e vestuário.

No dia 23 de novembro, na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, o CVR vai falar sobre o projeto Wast’Awareness, numa ação de sensibilização dedicada à investigação, inovação e desenvolvimento nas áreas dos Têxteis. As investigadoras Nádia Valério e Luciana Faria vão representar o Centro, numa ação para um público-alvo alargado de empresas, docentes e alunos da UMinho, que vai também contar com a presença da Fibrenamics, da Câmara Municipal de Guimarães e do Laboratório da Paisagem.

Com a duração de uma semana por ano, a EWWR é uma iniciativa que promove a realização de ações de sensibilização que tem como objetivos promover a redução dos resíduos, a reutilização de produtos e a reciclagem de materiais, mobilizar e encorajar os cidadãos europeus a praticarem os 3R e chamar a atenção para os principais aspetos da prevenção dos resíduos.

O projeto WAST'AWARENESS - Transferência de Tecnologia na Valorização de Resíduos e Sustentabilidade procura reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação. É financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 387.497,93 €, dos quais 329.373,24 € são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.