Prova de conceito atesta benefícios de tecnologias para empresários
9 Janeiro, 2023
9 Janeiro, 2023

Prova de conceito atesta benefícios de tecnologias para empresários

O CVR promoveu uma demonstração das suas tecnologias a vários elementos que integram o projeto INOVAJUNTOS. O gasificador, tecnologia de valorização energética, e a tecnologia de ultrassons, para extração de compostos de valor acrescentado, foram os equipamentos demonstrados.



Enquadrado no projeto Wast'Awareness, que procura concretizar a Transferência de Resultados de ID e Tecnologias Ready-to-Market, o CVR tem promovido iniciativas de demonstração dos projetos, de forma a atestar os benefícios de investir em atividades intensivas em I&D.

A aplicação de ultrassom (20 kHz a 10 MHz) é bem conhecida pela melhoria significativa na extração, separação e cristalização de substratos. Este tipo de tecnologia promove a extração de compostos de valor acrescentado a partir de resíduos, provenientes do setor agro-alimentar e indústria piscatória, e aumenta a permeabilidade celular, aumentando a disponibilidade destes compostos para a ação de agentes externos e reduzindo a necessidade de recorrer a compostos químicos, muitas vezes geradores de resíduos tóxicos.

O processo de gasificação permite também aumentar a competitividade económica e a eficiência ambiental das empresas geradoras de resíduos, mediante implementação de processos de valorização propostos.

As provas de conceito permitem passar aos empresários uma perceção do impacto real da tecnologia, dar provas para a empresa e para o setor e fazer um acompanhamento mais personalizado.

Conheça as datas de todos os eventos em www.wastawareness.pt.

Gostaria de fazer uma prova de conceito?
Contacte-nos através do email geral@cvresiduos.pt ou do número 253 510 020.

 

O projeto WAST'AWARENESS - Transferência de Tecnologia na Valorização de Resíduos e Sustentabilidade procura reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação. É financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 387.497,93 €, dos quais 329.373,24 € são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.