Demodays vão mostrar potencialidades de tecnologias para empresas
3 Fevereiro, 2023
3 Fevereiro, 2023

Demodays vão mostrar potencialidades de tecnologias para empresas

 

Tecnologias de valorização de resíduos serão demonstradas em vários eventos

 

O mês de março vai trazer momentos de networking e reflexão conjunta interempresarial, no âmbito do projeto Wast'Awareness, promovido pelo CVR – Centro para a Valorização de Resíduos. Diversas tecnologias de inovação, na área da valorização dos resíduos, que se traduzem em melhorias significativas no processo produtivo e poderão ser transferidas para as empresas, serão discutidas, demonstradas e analisadas nos diversos Demodays.

Enquadrados no projeto Wast’Awareness - Transferência de Tecnologia na Valorização de Resíduos e Sustentabilidade, os Demodays são eventos presenciais que têm como objetivo transmitir e quantificar os benefícios das tecnologias aos empresários de vários setores, para que possam vir a aplicar, desenvolver ou comercializar este conhecimento.

O ciclo de Demodays tem início nas instalações do CVR – Centro para a Valorização de Resíduos, em Guimarães, no dia 1 de março, para depois percorrer várias cidades das regiões do Norte, do Centro e do Alentejo.

Os Demodays vão realizar-se:

  • No CVR (Guimarães), no dia 1 de março;
  • No Porto (Instituto Superior de Engenharia do Porto), a 7 de março;
  • Em Coimbra (Universidade de Coimbra), a 19 de abril;
  • Em Portalegre (Instituto Politécnico de Portalegre), a 27 de março.

 

As diferentes tecnologias, com potencial de aplicabilidade no mercado, poderão apoiar setores estratégicos da indústria, como Têxtil, Calçado, Agroalimentar, Extração e Mineração, Metalomecânica e Metalurgia, Gestão de Resíduos ou Tratamento de Águas. Estas tecnologias estão enquadradas nas seguintes áreas:

 

O primeiro Demoday, a realizar nas instalações do CVR, em Guimarães, permitirá uma demonstração física das diversas tecnologias, de forma a promover a criação de parcerias e oportunidades de colaboração com empresas, associações ou clusters interessados para a transferência deste conhecimento e inovação.

Os restantes Demodays, a realizar no Instituto Superior de Engenharia do Porto, na Universidade de Coimbra e no Instituto Politécnico de Portalegre, vão também contar com a participação de investigadores, professores e elementos da organização local, que vão apresentar tecnologias e resultados de ID em áreas de interesse para os setores-alvo.

As inscrições nestes eventos são gratuitas, mas obrigatórias, e podem ser feitas aqui.

Conheça os programas disponíveis (clique para ampliar):

Demoday #1 (CVR) - 1 de março

 

Demoday #2 (ISEP) - 7 de março

 

Demoday #3 (Coimbra) - 19 de abril

Demoday #4 (IPPortalegre) - 27 de março

 

 

Enquadrado no projeto Wast'Awareness, que procura concretizar a Transferência de Resultados de ID e Tecnologias Ready-to-Market, o CVR tem promovido iniciativas de demonstração dos projetos, de forma a atestar os benefícios de investir em atividades intensivas em I&D. Os interessados em realizar provas de conceito, podem contactar o CVR através do e-mail geral@cvresiduos.pt.

O projeto WAST'AWARENESS - Transferência de Tecnologia na Valorização de Resíduos e Sustentabilidade é promovido no âmbito do Sistema de Apoio às Ações Coletivas (SIAC) e procura reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação. É financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 387.497,93€, dos quais 329.373,24€ são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.