Eco-extração de produtos: Tecnologia de ultrassons para extração de compostos de valor acrescentado
23 Fevereiro, 2023
23 Fevereiro, 2023

Eco-extração de produtos: Tecnologia de ultrassons para extração de compostos de valor acrescentado

A indústria transformadora piscatória é responsável pela produção de mais de 20 milhões de toneladas de subprodutos da pesca.

Nos últimos anos vários biomateriais provenientes de subprodutos da indústria do mar, tais como, proteínas, lípidos, minerais, enzimas, pigmentos e compostos aromáticos, bem como as possíveis formas da sua utilização para a produção de produtos de valor acrescentado, têm sido alvos de interesse e investigação.

Podem ser aplicados diferentes métodos de extração a estes biomateriais, com base no recurso marinho utilizado. No entanto, é importante ter em conta as preocupações ambientais. Os métodos de extração verdes são menos nocivos do que os métodos químicos, com métodos de consumo energéticos mais baixos, utilizando temperaturas mais baixas e processos mais amigos do ambiente com menores impactos ambientais. No entanto, devem poder gerar, simultaneamente, elevada eficiência de extração.

Entre várias técnicas inovadoras, a extração por ultrassons têm desenvolvido um grande interesse.

A eco-extração de produtos consiste na otimização de processos de extração de compostos de valor acrescentado a partir de resíduos orgânicos, tais como os provenientes da atividade transformadora de pescado. 

Destes resíduos, tratados com recurso a técnicas de ultrassons, podem extrair-se compostos – como proteínas e lípidos – que podem ter diversas aplicabilidades.

 

Estes processos têm benefícios ambientais e técnicos:

  • É uma solução ambientalmente mais sustentável; não produzindo resíduos tóxicos.
  • Tem um elevado rendimento de extração, permitindo obter produtos com elevada pureza.

Os potenciais destinatários da aquisição destas tecnologias são as empresas da indústria transformadora de produtos alimentares.

 

Veja o vídeo e conheça melhor o processo: 

 

Gostaria de conversar com a nossa equipa ou conhecer melhor as oportunidades destas tecnologias?

Durante o mês de março, no âmbito do projeto Wast'Awareness, o CVR vai promover um conjunto de Demodays, para transmitir e quantificar os benefícios das tecnologias aos empresários de vários setores, para que possam vir a aplicar, desenvolver ou comercializar este conhecimento.

Mais informações aqui e inscrições aqui.

Para esclarecimentos adicionais ou para agendar uma reunião, pode contactar-nos através do número 253 510 020 ou do e-mail geral@cvresiduos.pt.

 

O projeto WAST'AWARENESS - Transferência de Tecnologia na Valorização de Resíduos e Sustentabilidade é promovido no âmbito do Sistema de Apoio às Ações Coletivas (SIAC) e procura reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação. É financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 387.497,93€, dos quais 329.373,24€ são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.