Demodays no Norte permitiram demonstrar tecnologias à indústria
15 Março, 2023
15 Março, 2023

Demodays no Norte permitiram demonstrar tecnologias à indústria

Já arrancou o ciclo de Demodays, enquadrados no projeto Wast’Awareness. Guimarães e Porto foram as cidades anfitriãs dos primeiros eventos. Coimbra e Portalegre são os próximos destinos.

Enquadrados no projeto Wast’Awareness - Transferência de Tecnologia na Valorização de Resíduos e Sustentabilidade, os Demodays são eventos presenciais que têm como objetivo transmitir e quantificar os benefícios das tecnologias aos empresários de vários setores, para que possam vir a aplicar, desenvolver ou comercializar este conhecimento.

O Roadshow de demonstração de tecnologias começou em Guimarães, com um Demoday nas instalações do CVR. Para além da apresentação e demonstração de diferentes tecnologias por parte da equipa técnica do CVR, enquadradas nas áreas da Remediação Eletrocinética de Solos, Construção Verde, Eco-extração de Produtos, Waste-to-Energy e Extração e Recuperação de Metais, o evento contou com apresentações sobre Apoios ao I&D e uma Mesa Redonda onde participaram representantes de várias empresas.

João Lacão, da Multisector Innovation Consulting, deixou pistas sobre “Apoios ao desenvolvimento de novos produtos” e Marco Sousa, da TecMinho, falou sobre “Propriedade Intelectual”.

O Focus Group, cujo objetivo é dar voz à indústria, contou com a participação de António Dinis Marques (ToBeGreen), Jorge Ribeiro (Givaware), Nuno Fernandes (Silos de Leixões) e Benedita Chaves (Lipor), com moderação de Luísa Magalhães (Associação Smart Waste Portugal).

Também o Demoday no Instituto Superior de Engenharia do Porto contou com intervenções nas áreas da valorização de resíduos e sustentabilidade. As professoras Manuela Correia e Rosa Maria Pilão apresentaram projetos de “Soluções Sustentáveis para a Valorização de Resíduos Agro-Alimentares” e de “Gasificação de Gordura Animal”, respetivamente.

O Focus Group contou com a participação de Carina Silva (AgroAguiar), Camilo Silva (Grupo Primor), André Mota (Colab4Food) e Inês Gomes (Associação Smart Waste Portugal) e teve a moderação de Teresa Carvalho (PortugalFoods).

Os próximos Demodays realizam-se em Portalegre (a 27 de março) e Coimbra (em data a definir). Inscrições aqui.

Veja os vídeos dos eventos:

​​​​​​

 

 

 

Enquadrado no projeto Wast'Awareness, que procura concretizar a Transferência de Resultados de ID e Tecnologias Ready-to-Market, o CVR tem promovido iniciativas de demonstração dos projetos, de forma a atestar os benefícios de investir em atividades intensivas em I&D. Os interessados em realizar provas de conceito, podem contactar o CVR através do e-mail geral@cvresiduos.pt.

O projeto WAST'AWARENESS - Transferência de Tecnologia na Valorização de Resíduos e Sustentabilidade é promovido no âmbito do Sistema de Apoio às Ações Coletivas (SIAC) e procura reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação. É financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 387.497,93€, dos quais 329.373,24€ são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.