Wastes reuniu centenas de pessoas para debater o futuro da Gestão de Resíduos e da Sustentabilidade
11 Setembro, 2023
11 Setembro, 2023

Wastes reuniu centenas de pessoas para debater o futuro da Gestão de Resíduos e da Sustentabilidade

A Conferência Internacional Wastes, organizada bienalmente pelo CVR – que para esta edição se juntou à Universidade de Coimbra –, reuniu mais de duas centenas de pessoas de todo o mundo, para uma reflexão conjunta sobre os setores da Gestão de Resíduos, da Reciclagem e da Sustentabilidade.

Organizada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, entre 6 e 8 de setembro, a Conferência reuniu especialistas da academia e da indústria, que, durante três dias, demonstraram, partilharam e debateram soluções para um futuro mais sustentável.

Com 232 participantes, provenientes de 11 países Europeus, Africanos e Americanos, o Congresso teve sessões plenárias, sessões paralelas, sessões de posters e sessões indústria, e incluiu ainda no programa uma vertente social e cultural.

Raúl Fangueiro, da Universidade do Minho, Elza Bontempi, da University of Brescia, Heather Wray, da TNO, e Hermano Rodrigues, da EY-Parthenon, foram os oradores convidados para as sessões plenárias.

Durante os três dias do evento, as 120 apresentações orais das sessões paralelas e os 64 posters expostos permitiram apresentar e divulgar os trabalhos dos autores que submeteram Full Papers e Short Papers, incluídos no livro publicado pela CRC Press – Taylor & Francis Group (indexado a Scopus e Web of Science – ISI) e no Book of Proceedings da Conferência, respetivamente.

Nesta edição, houve distinção para os melhores Posters da Conferência. “Mullite Based Ceramics as a Potential Approach for the Valorisation of Petrochemical Catalysts Waste”, de Aurora López-Delgado, do Eduardo Torroja Institute for Construction Sciences, e “Valorisation of Poultry Feather Wastes: Keratin Recovery Using Ionic Liquids”, de Helena Passos, da Universidade de Aveiro, foram os Posters escolhidos pelo Comité responsável pela avaliação.

A sexta edição da Wastes contou ainda com cinco sessões indústria, de participação gratuita, organizadas pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho, pela Fibrenamics, pela 3drivers, pela SmartWaste Portugal e pelo CVR.

O evento contou, na Cerimónia de Abertura, com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Hugo Pires, do Presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, do Vice-Reitor da Universidade de Coimbra, João Ramalho, da Sub-Diretora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Paula Veríssimo, e Cândida Vilarinho, Chair da Wastes 2023.

Ana Cristina Carrola, da Agência Portuguesa do Ambiente, Ana Sutcliffe, da ANI, Isabel Lança, da Secção Regional do Centro da Ordem dos Engenheiros, Margarida Quina, Co-Chair da Wastes 2023, Luís Filipe, da CCDRC, e Cândida Vilarinho, Chair da próxima Conferência Wastes, formaram o painel da Cerimónia de Encerramento do evento.

 

Programa Social

Para além de sessões técnicas e científicas, o evento incluiu momentos sociais e culturais, gratuitos para todos os participantes.

O primeiro dia da Conferência terminou com uma receção e visita guiada ao Museu Nacional Machado de Castro, um dos mais importantes Museus portugueses. Criado em 1911 e inscrito na lista do Património Mundial em 2019, o Museu, cujo nome presta homenagem ao escultor conimbricense Joaquim Machado de Castro, é portador de uma dimensão patrimonial única.

Para a noite do dia 7 estava previsto o jantar da Conferência, que se realizou na Quinta das Lágrimas, um palácio do século XVIII rodeado de 12 hectares de jardins históricos. Antes do jantar, os Congressistas assistiram a uma atuação do Grupo de Fado "Capas ao Luar", de Coimbra.

 

Wastes 2025

Na Cerimónia de Encerramento da Wastes 2023 ficou a conhecer-se o local que vai acolher a próxima edição. Cândida Vilarinho, Chair da Wastes, anunciou o Funchal, Madeira, como o destino da sétima edição da Wastes, que se vai realizar em setembro de 2025.