SeaPlastic4Vin, desenvolvido no CVR, recebe prémio no Concurso Mares Circulares
23 Janeiro, 2024
23 Janeiro, 2024

SeaPlastic4Vin, desenvolvido no CVR, recebe prémio no Concurso Mares Circulares

O projeto SeaPlastic4Vin foi o vencedor da sexta edição do Concurso Mares Circulares, na categoria Start Ups. O projeto, da responsabilidade das investigadoras Joana Carvalho e Margarida Soares, será desenvolvido no CVR.

O projeto SeaPlastic4Vin pretende desenvolver uma metodologia híbrida de produção de filamento plástico reciclado, obtido a partir da combinação de grânulos de resíduos plásticos marinhos recuperados de praias, com grânulos de bioplásticos produzidos a partir de resíduos vinícolas. Este filamento permitirá a produção de ecoprodutos, como copos e packaging, recorrendo à manufatura aditiva, por utilização de equipamentos de impressão 3D. Este processo será desenvolvido nos laboratórios do CVR.

O projeto vai receber 7.000 euros, que vai contribuir para a implementação da proposta de forma a reduzir, recuperar ou substituir o plástico ou outros materiais que acabam como lixo nos ambientes marinhos.

Mares Circulares é uma iniciativa promovida pela Coca-Cola em Espanha e Portugal, em parceria com as associações Chelonia e Vertidos Cero, a Fundação Ecomar e a Liga para a Protecção da Natureza (LPN), que tem como objetivo “apoiar o desenvolvimento de soluções e tecnologias inovadoras que promovam a economia circular na luta contra os resíduos nos mares, oceanos e ambientes fluviais”.