Secretário de Estado do Ambiente visita CVR
26 Fevereiro, 2024
26 Fevereiro, 2024

Secretário de Estado do Ambiente visita CVR

O Secretário de Estado do Ambiente, Hugo Pires, visitou, esta segunda-feira, o CVR – Centro para a Valorização de Resíduos para conhecer o trabalho do Centro nas áreas da sustentabilidade e economia circular e ver de perto o papel da entidade para a academia e para o tecido empresarial.

O membro do Governo visitou as infraestruturas e os laboratórios do CVR e ficou a conhecer alguns dos projetos de investigação, desenvolvimento e inovação mais relevantes nestas áreas.

Depois de ter estado na sessão de abertura da 6ª edição da Conferência Wastes, que se realizou em Coimbra, em setembro de 2023, o Secretário de Estado deslocou-se a Guimarães, e elogiou o trabalho que o CVR desempenha para a região e para a indústria, permitindo “dar às empresas novas pistas e outros ângulos de como podem acrescentar valor ao seu negócio e de como podem aos poucos mudar o paradigma da forma como produzem”.

Hugo Pires considera que o papel do CVR, “que transfere conhecimento para as empresas, é fundamental.”

Reforçando a necessidade de uma transição climática e de uma mudança de comportamentos, o Secretário de Estado reconhece que “Portugal ainda está muito atrasado nas metas”, depositando em aterro cerca de 56% dos resíduos produzidos. Para 2035 – assume o Secretário de Estado – o objetivo é atingir os 10%.

Hugo Pires considera, por isso, que “este reaproveitamento dos materiais e esta recuperação dos recursos é absolutamente essencial”.

Veja o vídeo: