Alunos de escola italiana estagiam no CVR
2 Abril, 2024
2 Abril, 2024

Alunos de escola italiana estagiam no CVR

No contexto de um intercâmbio escolar, quatro alunos da escola italiana IIS “A. Olivetti” estagiaram no CVR, em Guimarães, entre 11 e 27 de março. O objetivo deste intercâmbio é internacionalizarem as suas competências, fortalecerem as suas habilidades linguísticas, expandirem horizontes e anteciparem a sua entrada no mercado de trabalho. 

 

Durante duas semanas, a equipa do CVR acolheu os quatro estudantes italianos, que acompanharam a atividade do Centro e apoiaram a equipa em diversas tarefas práticas e em contexto de laboratório. 

Durante o estágio, os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar e experimentar as seguintes atividades: 

  • Valorização de lixa usada para a produção de diferentes materiais
  • Incorporação de resíduos em argamassas não estruturais
  • Produção cerâmica
  • Testes de toxicidade com Daphnia magna
  • Gestão de resíduos e conservação ambiental
  • Incorporação de resíduos em materiais compósitos


O intercâmbio durou duas semanas e foi feito no âmbito do projeto Erasmus "TO THE MOON AND BACK". O projeto pretende dar aos alunos uma oportunidade no exterior, experienciando uma nova forma de viver e trabalhar, para depois regressarem mais “ricos” e proativos. A Desincoop, presidida por Luísa Oliveira, é um dos parceiros da escola italiana para este projeto.

O CVR acolheu os estudantes no contexto do projeto Financiamento Base Mission2GG - Grow Green, integrado no eixo 3, que pretende "o crescimento e aposta em oportunidades de colaboração e de internacionalização para promoção dos resultados de I&D e criação de parcerias e redes de colaboração para a difusão e transferência de tecnologia". É financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência (recuperarportugal.gov.pt), enquadrado na Missão Interface.