AGROGAS
 

 

 

A metanização como meio para a diversificação dos recursos energéticos nos setores da agricultura, produção animal e agro-indústria

O projeto AGROGAS reúne seis sócios espanhóis, franceses e portugueses, e tem como objetivo possibilitar aos setores agrícola, agro-industrial e de criação de animais reduzirem o impacto ambiental causado pelos resíduos que produzem, melhorando ao mesmo tempo a eficiência dos recursos energéticos das zonas rurais, com vista a diminuir a sua dependência energética. A tecnologia selecionada para alcançar estes objetivos é a metanização.

Este projeto é financiado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no âmbito do programa de cooperação territorial INTERREG IV B do espaço do Sudoeste Europeu (SUDOE). O espaço SUDOE reúne as regiões espanholas, francesas, portuguesas e britânicas (Gibraltar) do sudoeste europeu.

O CVR – Centro para a Valorização de Resíduos é única entidade nacional a integrar o consórcio formado por instituições provenientes de três países, Portugal, Espanha e França e onde se inclui:

- Agencia Extremeña de la Energía (Espanha);

- Fundación General de la Universidad de Salamanca (Espanha);

- Fundaçión Fundagro (Espanha);

- Institut National Polytechnique de Toulouse (França);

- École Supérieure des Technologies Industrielles Avancées (França).

Destaque

 
Abertas candidaturas para incentivo global de 400 milhões de euros
Foram lançados os primeiros Avisos dos Sistemas de Incentivos do Portugal 2030 que visam o apoio a atividades inovadoras de micro, pequenas e médias empresas (PME). CVR dá apoio nas candidaturas.
Ciclo de Demodays fechou em Coimbra
O último dos eventos presenciais de demonstração de tecnologias enquadrados no projeto Wast'Awareness realizou-se na Universidade de Coimbra.