BBTWINS

 

Este projeto recebeu financiamento do Programa de Pesquisa e Inovação Horizonte 2020 da União Europeia, ao abrigo do acordo de subvenção n.º 101023334.

 

ACRÓNIMO: BBTWINS

TÍTULO DO PROJETO: Digital Twins para a otimização dos processos da cadeia de valor agroalimentar e o fornecimento de biomassa de qualidade para o bioprocessamento

DURAÇÃO: 48 meses; 01 de junho de 2021 a 31 de maio de 2025

Contribuição BBI JU: 4.053.705 euros

RESUMO:

A UE já é o maior produtor mundial de alimentos e bebidas. No entanto, a procura de alimentos cresce - e a necessidade de segurança alimentar da UE - o setor agroalimentar está sob pressão crescente. Os sistemas de produção de alimentos precisam se tornar mais eficientes e produtivos, fornecendo alimentos nutritivos e saudáveis ​​em maior quantidade e, ao mesmo tempo, atendendo à crescente demanda para minimizar qualquer impacto ambiental.

Parte da solução para esse desafio será a implantação de soluções digitais. O projeto BBTWINS irá desenvolver e validar uma plataforma digital baseada no chamado gêmeo digital tecnologia: uma réplica digital em tempo real de um processo físico que pode ser examinado, alterado e testado sem interagir com ele no mundo real e evitando consequências negativas. Usando dois casos de uso (produção de carne e frutas), ele demonstrará como integrar, em uma única cadeia de valor, toda a cadeia de valor agroalimentar (da safra ao produto final) e as matérias-primas geradas em todas as etapas.

Esta abordagem digital dupla combinará tecnologias digitais de ponta, incluindo Inteligência Artificial (IA), 'Machine Learning0, Internet das Coisas (IoT) e software analítico em uma única plataforma. Esta plataforma será capaz de prever o pré-tratamento ideal e o caminho para cada matéria-prima em condições variadas. Ao fazê-lo, aumentará a biomassa disponível, reduzirá as perdas de biomassa e aumentará os tempos de armazenamento de biomassa sem afetar a qualidade.

OBJETIVOS:

O objetivo geral de melhorar o desempenho das cadeias de valor agroalimentares será alcançado através de:

  • Caracterização de cada etapa das cadeias de valor agroalimentares, recolhendo informações ao nível do processo.
  • Melhoramento da disponibilidade de matéria-prima e sustentabilidade para operações de base biológica.
  • Fornecimento de novos produtos de base biológica a partir da valorização da matéria-prima.
  • Desenvolvimento de ferramentas virtuais para informar a tomada de decisão e otimizar processos de base biológica em cadeias de valor agroalimentares.
  • Fornecimento de rastreabilidade ponta a ponta dos produtos, desde as matérias-primas até os usuários finais.
  • Validação das ferramentas digitais BBTWINS em um ambiente relevante e real.
  • Contribuir para a redução das emissões de GEE e dos impactos ambientais no setor agroalimentar.
  • Garantindo a extensão direta das ferramentas BBTWINS a outros subsetores agroalimentares.
  • Criação de novos modelos de negócios nas bioindústrias.

PARCEIROS:

CTIC-CITA - Espanha - Coordenador do projeto

SOLTEC - Espanha

PANOIMAGE- Espanha

ZABALA - Espanha

ANGAZ - Polônia

cluBE- Grécia

STELVIOTECH - Alemanha

PORTESA - Espanha

VTT - Findland

DIMITRA - Grécia

VITO - Bélgica

CVR - Portugal

REVOLVE - Bélgica


Destaque

 
Instrumentos financeiros verdes para um futuro mais sustentável
O compromisso com o futuro e a necessidade de promover um planeta mais sustentável faz destacar a necessidade de criar mecanismos para financiar a transição para uma economia mais sustentável. Conheça a importância das frameworks neste processo.
Secretário de Estado do Ambiente visita CVR
O Secretário de Estado do Ambiente, Hugo Pires, visitou o CVR – Centro para a Valorização de Resíduos para conhecer o trabalho do Centro nas áreas da sustentabilidade e economia circular e ver de perto o papel da entidade para a academia e para o tecido empresarial.