BIOMASUD
 

 

 

Objetivo

O fim último do BIOMASUD é contribuir significativamente para a melhoria da sustentabilidade para a preservação e proteção do meio ambiente natural do SUDOE, através da implantação de sistemas de certificação e rastreabilidade em toda a cadeia de valor dos biocombustíveis sólidos. Dessa forma se poderá certificar o cumprimento de requisitos mínimos de sustentabilidade que assegurem práticas mais adequadas no campo da biomassa.


Para poder alcançar os objetivos 20-20-20, devem-se realizar ações concretas que culminem no pleno desenvolvimento do mercado da biomassa sólida. Isso ajudará a resolver o problema da poluição atmosférica por meio de atuações que incentivem o desenvolvimento e a maturidade do mercado em direção a práticas ambientalmente adequadas que melhorem a gestão dos recursos de biomassa através de estratégias conjuntas de proteção do ecossistema que, por sua vez, incrementem a competitividade das organizações que atuam no mercado.
 

Parceiros

- CBE - Centro da Biomassa para a Energia;
- CVR - Centro para a Valorização de Resíduos;
- UCFF - Union de la Coopération Forestière Française;
- CIEMAT - Centro de Investigaciones Energéticas, Medioambientales y Tecnológicas;
- INRIA - Institut National de Recherche en Informatique et Automatique;
- UCE - Unión de Consumidores de España;
- Avebion- Asociación para la Investigación de la Valorización Energética de la Biomasa.

 

Destaque

 
Abertas candidaturas para incentivo global de 400 milhões de euros
Foram lançados os primeiros Avisos dos Sistemas de Incentivos do Portugal 2030 que visam o apoio a atividades inovadoras de micro, pequenas e médias empresas (PME). CVR dá apoio nas candidaturas.
Ciclo de Demodays fechou em Coimbra
O último dos eventos presenciais de demonstração de tecnologias enquadrados no projeto Wast'Awareness realizou-se na Universidade de Coimbra.