BluePoint
https://bluepointproject.eu/
Cofinanciado por:

 

Acrónimo | BluePoint

Nome do projeto | BluePoint - Blue Circular Economy of Marine Plastics

Duração | 30 meses (01/11/2023 a 30/04/2026) 

Custo total elegível | 3 363 464,31€

Apoio financeiro (ERDF) | 2 522 598,23€

 

Resumo:

O relatório da OCDE de fevereiro de 2022 indica a presença de 140 milhões de toneladas de resíduos nos oceanos, sendo 80% desse total plástico, com a adição anual de 12,5 milhões de toneladas. Até 2050, o plástico pode superar em número os peixes, causando danos à biodiversidade marinha, à saúde e à economia. O Instituto Francês do Mar encontrou cerca de 55 mil toneladas de plástico marinho na Baía de Biscaia, afetando a costa Atlântico-Cantábrica. O BluePoint transformará esse problema numa oportunidade.

O projeto criará um ecossistema multi-stakeholder e um modelo de intercooperação, inovação, empreendedorismo e internacionalização que aproveitará a cadeia de valor do plástico marinho e as oportunidades de negócios emergentes decorrentes da poluição. O projeto visa sistematizar o modelo BluePoint, tornando-o replicável noutros territórios e contribuindo para a transição do setor marítimo para uma economia circular eficiente em recursos.

 

Objetivos:

Desenvolvimento de um ecossistema multi-stakeholder de intercooperação, inovação, empreendedorismo e internacionalização que explora a cadeia de valor do plástico marinho e as oportunidades de negócio emergentes para estabelecer um modelo replicável na região do Atlântico.

Com o projeto pretende-se contribuir para a redução do impacto ambiental do plástico marinho, criação de oportunidades de negócio (incluindo a aceleração de mais de 25 empresas) e orientar o setor marítimo para rumar a uma Economia Circular Azul.

O projeto promoverá atividades de pesquisa ao longo da cadeia de valor do plástico marinho com foco orientado para o mercado, incluindo o desenvolvimento de novas tecnologias para recuperar, reciclar e reutilizar plásticos marinhos, além da identificação de novas oportunidades de negócio.

 

Parceiros:

Diputacion Foral de Gipuzkoa (Departamento de medioambiente y obras hidráulicas) – Espanha – Coordenador do Projeto

M.I.K.S.Coop (MIK)– Espanha

Gobierno del Principado de Asturias – Espanha

Atlantic Technological University (ATU Sligo) – Espanha

Agrupación de Sociedades Asturianas de Trabajo Asociado Y Economía Social – Espanha

Sociedad para el Desarrollo Regional de Cantabria (Sodercan) – Espanha

I Clean My Sea – França

CVR - Centro para a Valorização de Resíduos – Portugal

École Supérieure des Technologies Industrielles Avancées – França

University Limerick (Electronic & computer Engineering) – Irlanda

Laboratório da Paisagem – Portugal

South East Business & Innovation Centre – Irlanda

Décathlon (Nabaiji) – França

 

      

Destaque

 
Alunos de escola italiana estagiam no CVR
Quatro alunos da escola italiana IIS “A. Olivetti” estagiaram no CVR. O objetivo deste intercâmbio é internacionalizarem as suas competências, fortalecerem as suas habilidades linguísticas, expandirem horizontes e anteciparem a sua entrada no mercado de trabalho. O CVR acolheu os estudantes no contexto do projeto Financiamento Base Mission2GG - Grow Green.
Instrumentos financeiros verdes para um futuro mais sustentável
O compromisso com o futuro e a necessidade de promover um planeta mais sustentável faz destacar a necessidade de criar mecanismos para financiar a transição para uma economia mais sustentável. Conheça a importância das frameworks neste processo.