ECOPROLIVE
 

 

 

Objetivo

Desenvolver um processo inovador que possibilite a exploração plena de constituintes de elevado valor presentes na azeitona, integrando-os em produtos originais que sejam simultaneamente mais saudáveis e “verdes”.

O processo inovador proposto é muito diferente das correntes abordagens adotadas pela indústria de produção do azeite, assim como das alternativas de valorização de resíduos existentes. Preconiza uma abordagem de “zero resíduos”, em que todos os produtos resultantes possuem valor comercial.

Os objetivos principais do projeto são:

Demonstrar a viabilidade técnica e económica do processo e seu estudo ambiental; assegurar a absorção da tecnologia e dos novos produtos pelo mercado, estando estes produtos caracterizados do ponto de vista nutricional, funcional e toxicológico de modo a evitar as barreiras de mercado; desenho do processo ideal e sua transição de uma escala piloto laboratorial para uma aplicação pré-industrial; validação num ambiente operacional; calcular o retorno financeiro da aplicação concreta da tecnologia e do processo desenvolvido (patentes) para mercados escaláveis; replicação em diferentes escalas e países, começando com os principais produtores de azeite dos países representados no consórcio (Espanha, Itália, Portugal e Grécia).

Este projeto é financiado pelo Programa de Investigação e Inovação da União Europeia Horizonte 2020 no contexto do Contrato de Subvenção Nº 635597.

O consórcio é composto por:

- Contactica S.L. (Espanha);

- Isanatur Spain S.L. (Espanha);

- Ingenieria para el Desarrollo Tecnologico, S.L( Espanha);

- Universidad de Zaragoza (Espanha);

- Universidad Autonoma de Madrid (Espanha);

- Prometeo SRL (Espanha);

- Alma Mater Studiorum-Universita di Bologna (Itália);

- CVR - Centro para a Valorização de Residuos (Portugal);

- Evangelos Mihopoulos & SIA O.E. (Grécia).

Destaque

 
Instrumentos financeiros verdes para um futuro mais sustentável
O compromisso com o futuro e a necessidade de promover um planeta mais sustentável faz destacar a necessidade de criar mecanismos para financiar a transição para uma economia mais sustentável. Conheça a importância das frameworks neste processo.
Secretário de Estado do Ambiente visita CVR
O Secretário de Estado do Ambiente, Hugo Pires, visitou o CVR – Centro para a Valorização de Resíduos para conhecer o trabalho do Centro nas áreas da sustentabilidade e economia circular e ver de perto o papel da entidade para a academia e para o tecido empresarial.