Código do projeto | POCI-01-02B7-FEDER-069844

 

 

Designação do projeto | PDMSmasks4ALL: Desenvolvimento de máscaras transparentes, reutilizáveis e recicláveis em PDMS produzidas com tecnologias de última geração para a proteção à COVID-19

Cofinanciado pela União Europeia através do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no COMPETE 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização do Portugal 2020.

Objetivo principal | Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Região de intervenção | Norte

Entidades beneficiárias | OTOJAL - Estamparia Têxtil, Lda.; Instituto Politécnico de Bragança; CVR - Centro para a Valorização de Resíduos

Data de aprovação | 24-09-2020

Data de início | 01-03-2020

Data de conclusão | 28-05-2021

Custo total elegível |  464.477,77 €

Apoio financeiro da União Europeia | 371.582,22 € (incentivo FEDER)

 

Síntese
Descrição (objetivos, atividades e resultados)

O projeto visa a utilização de tecnologias de última geração no desenvolvimento de máscaras faciais em PDMS, eficientes na proteção à COVID-19 e com características únicas: transparentes, leves, respiráveis, flexíveis, reutilizáveis, recicláveis e de fácil fabrico, através de fundição de polímeros. Estas máscaras transparentes serão as primeiras a nível mundial com todas estas caraterísticas conjugadas.

Este projeto conta uma equipa de investigadores multidisciplinar, com elevada experiência no fabrico de dispositivos médicos em PDMS, design do produto, micro/nanofluidos, impressão 3D, nanotecnologia e biomédica. Assim, neste projeto são propostos três modelos alternativos:

1) máscaras fabricadas com 95% de PDMS;

2) máscaras fabricadas com 20% PDMS e 80% de material têxtil;

3) máscaras recicladas com o PDMS original e a incorporação de material reciclado das máscaras em PDMS em fim de vida.

Destaque

 
CVR, CM Guimarães e Laboratório da Paisagem promovem concurso para um Natal mais sustentável
O CVR - Centro para a Valorização de Resíduos, em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães e o Laboratório da Paisagem, está a lançar um concurso destinado a Escolas, Creches, ATL, Centros de Dia e Lares, promovendo a criação de árvores de Natal que incorporem resíduos têxteis e/ou plásticos. As instituições vencedoras recebem um televisor. Prémios serão oferecidos pelo Auchan de Guimarães e pela Vimasol - Energias Renováveis, Lda, que se associam à iniciativa.
Semana Europeia da Prevenção de Resíduos passa pelo CVR
O CVR - Centro para a Valorização de Resíduos vai celebrar a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, participando em várias ações de sensibilização.