Código do projeto | POCI-01-0247-FEDER-070233

 

 

Designação do projeto | Plasma2Gas: New Energy Level - Gasification System

Cofinanciado pela União Europeia através do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no COMPETE 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Portugal 2020.

Objetivo principal | Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Região de intervenção | Norte e Alentejo

Entidades beneficiárias | NEL – New Energy Level, Lda. (promotor líder); AMBITREVO - Soluções Agrícolas e Ambientais, Lda.; CVR – Centro para a Valorização de Resíduos; Universidade do Minho.

Data de aprovação | 09-12-2020

Data de início | 01-12-2020

Data de conclusão | 30-06-2023

Custo total elegível | 1.017.491,86 €

Apoio financeiro da União Europeia | 760.933,14 € (incentivo FEDER)

 

Síntese

Descrição, objetivos e resultados

O projeto Plasma2Gas visa o desenvolvimento de um sistema de gasificação de lamas de depuração por plasma através da indução de micro-ondas.

O sistema ou solução Plasma2Gas incluirá uma unidade de alimentação de resíduos, uma unidade de gasificação por plasma induzido por micro-ondas, uma unidade de tratamento térmico do gás de síntese, uma unidade de limpeza do gás de síntese, uma unidade de armazenamento e consumo do gás de síntese e uma unidade de controlo e automação de todo o sistema.

Pretende-se utilizar como matérias-primas para a alimentação do sistema proposto, resíduos de lamas de depuração com origens e caraterísticas físico-químicas distintas, tais como lamas do tratamento de águas residuais domésticas (ETAR), lamas do tratamento da indústria do papel ou lamas de tratamento de outras unidades industriais.

A solução Plasma2Gas assenta na reutilização do gás de síntese resultante da gasificação desses resíduos para produção de energia elétrica, diminuindo o impacto ambiental deste processo e contribuindo para a eficiência e autonomia energética dos gestores de resíduos. Por sua vez, o gás de síntese em excesso poderá ser utilizado para gerar energia ou queimado controladamente.

Todos os resultados serão utilizados para elaborar uma base de dados sobre a qual será validado e testado o modelo teórico inicial, em que se baseará o software de controlo dos equipamentos, e que permitirá adaptar esta tecnologia à realidade de cada cliente. O processo permitirá ainda a obtenção de um subproduto sólido que poderá ser incorporado em materiais de construção civil.

Destaque

 
Alunos de escola italiana estagiam no CVR
Quatro alunos da escola italiana IIS “A. Olivetti” estagiaram no CVR. O objetivo deste intercâmbio é internacionalizarem as suas competências, fortalecerem as suas habilidades linguísticas, expandirem horizontes e anteciparem a sua entrada no mercado de trabalho. O CVR acolheu os estudantes no contexto do projeto Financiamento Base Mission2GG - Grow Green.
Instrumentos financeiros verdes para um futuro mais sustentável
O compromisso com o futuro e a necessidade de promover um planeta mais sustentável faz destacar a necessidade de criar mecanismos para financiar a transição para uma economia mais sustentável. Conheça a importância das frameworks neste processo.