RENew
Código do projeto | POCI-01-0247-FEDER-033834

 

 

Designação do projeto | RENew: Resíduos Na construção para uma Economia circular: de indústria intensivamente consumidora de recursos naturais a solução competitiva para a reintrodução de resíduos em grande escala.

Cofinanciado pela União Europeia através do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no COMPETE 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização do Portugal 2020.

Objetivo principal | Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Região de intervenção | Norte

Entidades beneficiárias | Domingos da Silva Teixeira S.A. (promotor líder); Universidade do Minho; Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; CVR - Centro para a Valorização de Resíduos.

Data de aprovação | 16-07-2019

Data de início | 24-11-2019

Data de conclusão | 30-06-2023

Custo total elegível | 1.573.259,57 €

Apoio financeiro da União Europeia | 926.058,05 € (incentivo FEDER)

Síntese
Descrição e objetivos

Este projeto propõe o desenvolvimento e concretização de betões estruturais e de betões betuminosos inovadores de ampla utilização, fabricados recorrendo a resíduos ou subprodutos industriais, que responderão ao problema de, por um lado, reduzir drasticamente a utilização de recursos naturais e de produtos de elevada intensidade energética na construção, e, por outro, potenciar a reintrodução de resíduos e de subprodutos na cadeia de valor, no âmbito do conceito de economia circular. O projeto proposto envolve também o desenvolvimento de todos os processos de fabrico associados, assim como de funcionalidades adicionais que permitam a extensão da vida útil das construções e a sua utilização em aplicações especiais.
Visando um aumento radical da sustentabilidade da indústria da construção, este projeto baseia-se numa abordagem que combina 3 vetores de atuação distintos:
1) Tecnologia do betão estrutural e do betão betuminoso com incorporação de resíduos: otimização de formulações de betão estrutural e de betão betuminoso para a maximização da incorporação de resíduos, quer como agregados quer como ligantes, tendo por objetivo último a concretização dos primeiros protótipos de betão estrutural constituído 100% por materiais reciclados;
2) Mecanismos de autorreparação em betões estruturais e betões betuminosos com incorporação de resíduos para extensão da sua vida útil: investigação e desenvolvimento de processos de autorreparação em betões estruturais e betuminosos para extensão da sua vida útil; por esta via, será possível reduzir o custo ambiental e económico durante o período de vida útil da construção;
3) Modelos sistemáticos para a valorização contínua de resíduos e de subprodutos industriais em ambiente empresarial, e da sua transição para o mercado: investigação e desenvolvimento de modelos de contínuo aprofundamento do conceito de economia circular no contexto dos processos da indústria da construção. Este modelo terá como base a profunda avaliação do processo produtivo da empresa, a definição de processos para a permanente identificação de resíduos disponíveis com potencial de valorização, e a análise do ciclo de vida e do ciclo de custos associados ao fabrico, à colocação em serviço e à manutenção desses produtos.

Destaque

 
Alunos de escola italiana estagiam no CVR
Quatro alunos da escola italiana IIS “A. Olivetti” estagiaram no CVR. O objetivo deste intercâmbio é internacionalizarem as suas competências, fortalecerem as suas habilidades linguísticas, expandirem horizontes e anteciparem a sua entrada no mercado de trabalho. O CVR acolheu os estudantes no contexto do projeto Financiamento Base Mission2GG - Grow Green.
Instrumentos financeiros verdes para um futuro mais sustentável
O compromisso com o futuro e a necessidade de promover um planeta mais sustentável faz destacar a necessidade de criar mecanismos para financiar a transição para uma economia mais sustentável. Conheça a importância das frameworks neste processo.