CVR estará no Greenfest
24 Maio, 2022
24 Maio, 2022

CVR estará no Greenfest

O CVR estará representado no Greenfest 2022 - Braga, nos dias 27, 28 e 29 de maio, no Mosteiro de Tibães. O Centro marcará presença com a apresentação do Projeto Europeu “BBTWINS - Digital Twins para a otimização dos processos da cadeia de valor agroalimentar e o fornecimento de biomassa de qualidade para o bioprocessamento”, pelo investigador André Ribeiro, e com a exposição de “Ecoprodutos Inovadores”. 

Disponível para visita durante os três dias do evento, a exposição “Ecoprodutos inovadores” exibirá materiais com incorporação de resíduos e que podem ser aplicados em soluções reais nos mais diversos setores. Materiais cerâmicos (tijolos e esferas), vasos, pellets ou briquetes são alguns exemplos de ecoprodutos que estarão expostos.

No domingo, dia 29, pelas 12h, o investigador André Ribeiro, do IDT - Departamento de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico do CVR, irá apresentar o projeto europeu "BBTWINS - Digital Twins para a otimização dos processos da cadeia de valor agroalimentar e o fornecimento de biomassa de qualidade para o bioprocessamento".

Este projeto visa o desenvolvimento e validação de uma plataforma digital baseada na implementação de um Digital Twin associado a dois casos de estudo: produção de carne e produção de frutas. Este Digital Twin pretende criar uma réplica digital em tempo real de um processo físico que pode ser examinado, alterado e testado sem interagir com ele no mundo real e evitando consequências negativas. 

Esta abordagem digital dupla combinará tecnologias digitais de ponta, incluindo Inteligência Artificial (IA), Machine Learning, Internet of Things (IoT) e software analítico em uma única plataforma. Esta plataforma permitirá demonstrar como integrar, em uma única cadeia de valor, toda a cadeia de valor agroalimentar (da produção ao produto final) e as matérias-primas geradas em todas as etapas. Ao fazê-lo, aumentará a biomassa disponível, reduzirá as perdas de biomassa e aumentará os tempos de armazenamento de biomassa sem afetar a qualidade.

O tema central para a Edição de 2022 é a Economia Circular Regenerativa e as “Nature-Based Solutions”! Pode saber mais sobre o Greenfest aqui