A era digital e a Alimentação
16 Outubro, 2022
16 Outubro, 2022

A era digital e a Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se todos os anos a 16 de outubro. Neste dia, mais de 150 países unem-se para aumentar a consciencialização sobre as questões que envolvem a pobreza e a fome. De acordo com as estatísticas mundiais, estima-se que 785 milhões de pessoas em todo o mundo não têm comida suficiente para manter um estilo de vida saudável. O número equivale a cerca de uma em cada nove pessoas no mundo. A má nutrição é responsável por 45% das mortes de crianças com menos de 5 anos. Isso significa que mais de 3 milhões de crianças morrem por ano porque não têm acesso a alimentos nutritivos suficientes. A fome no mundo é uma questão complexa. Alguns acreditam que o problema é solucionável. E que a chave para acabar com a fome no mundo é reduzir o desperdício alimentar.

O tema do ano 2022 é ‘Não deixe ninguém para trás’. A FAO diz que o acesso e a disponibilidade de alimentos nutritivos estão cada vez mais impedidos pelos atuais desafios globais. O problema é particularmente grave para os 80% das pessoas classificadas como “extremamente pobres” que vivem em áreas rurais. Muitas vezes os mais atingidos por desastres naturais e também marginalizados por género e origem étnica. Perante as crises globais, soluções globais são mais necessárias do que nunca. Ao buscar uma melhor produção, melhor nutrição, um ambiente melhor e uma vida melhor, podemos transformar os sistemas agroalimentares, implementando soluções sustentáveis ​​e holísticas que considerem o desenvolvimento a longo prazo, crescimento económico inclusivo e maior resiliência.

No contexto do Dia Mundial da Alimentação, apresentamos o projeto BBTWINS – um projeto Europeu financiado no contexto do Programa Horizon2020. A União Europeia é o maior produtor mundial de alimentos e bebidas. No entanto, a procura de alimentos cresce, crescendo também a necessidade de segurança alimentar, colocando o setor agroalimentar sob pressão crescente. Os sistemas de produção de alimentos precisam de se tornar mais eficientes e produtivos, fornecendo alimentos nutritivos e saudáveis ​​em maior quantidade e, ao mesmo tempo, atendendo à crescente necessidade de minimizar qualquer impacto ambiental. Parte da solução para esse desafio será a implantação de soluções digitais.

O projeto BBTWINS irá desenvolver e validar uma plataforma digital baseada na tecnologia designada por gémeo digital: uma réplica digital em tempo real de um processo físico que pode ser examinado, alterado e testado sem interagir com ele no mundo real e evitando consequências negativas. Usando dois casos de estudo (produção de carne e frutas), será possível demonstrar como integrar, numa única cadeia de valor, toda a cadeia de processamento agroalimentar (da colheita ao produto final) e as matérias-primas geradas em todas as etapas.

Esta abordagem digital dupla combinará tecnologias digitais de ponta, incluindo Inteligência Artificial (IA), Machine Learning, Internet das Coisas (IoT) e software analítico numa única plataforma. Esta plataforma será capaz de prever o pré-tratamento ideal e o caminho para cada matéria-prima em condições variadas. Ao fazê-lo, aumentará a biomassa disponível, reduzirá as perdas e aumentará os tempos de armazenamento de biomassa, sem afetar a sua qualidade. Deverá contribuir para o desenvolvimento de ferramentas virtuais para informar a tomada de decisão e otimizar processos de base biológica em cadeias de valor agroalimentares. Incrementará ainda o fornecimento de novos produtos a partir da valorização da matéria-prima, e contribuirá para a redução das emissões de GEE e dos impactos ambientais no setor agroalimentar.

Graças à ciência e tecnologia de alimentos, foi possível atingir um progresso incrível na alimentação humana à escala global, mas há ainda um longo caminho a percorrer quando se trata de combater a fome e garantir que as pessoas tenham acesso a alimentos seguros e nutritivos. Alimentar os estimados 9 a 10 bilhões que provavelmente residirão no planeta até 2050, exigirá inovações e novas tecnologias de produção e processamento, a que esperamos que o advento da era digital tenha aberto o caminho.

 

Joana Carvalho

Coordenadora do IDT - Departamento de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico

 

O projeto BBTWINS recebeu financiamento do Programa de Pesquisa e Inovação Horizonte 2020 da União Europeia, ao abrigo do acordo de subvenção n.º 101023334.