Waste-to-Energy: A torrefação, a carbonização e a gasificação
10 Fevereiro, 2023
10 Fevereiro, 2023

Waste-to-Energy: A torrefação, a carbonização e a gasificação

A descarbonização do mix energético até 2050 e o controlo das alterações climáticas são prioridades das Agendas Nacional, Europeia e Mundial para a sustentabilidade. Estes objetivos geram novas oportunidades de mercado, que as tecnologias de valorização energética podem satisfazer de forma competitiva.

Estes processos de valorização permitem aumentar a competitividade económica e a eficiência ambiental das empresas geradoras de resíduos e contribuir para a transição para o modelo circular.

O potencial dos resíduos e detritos de origem biológica ainda não é explorado na sua totalidade. A biomassa não tem um circuito de uso definido e não tem aplicabilidade energética devido às suas características especiais.

O processo de valorização vai depender das características da biomassa e da utilização final pretendida. Para isso, existem os processos de torrefação, carbonização e gasificação.  

A torrefação é um processo de pré-tratamento térmico, também denominado por pirólise isotérmica, que altera as propriedades físico-químicas da biomassa.

A carbonização é um processo químico de combustão incompleta de determinados sólidos quando submetidos ao calor elevado. O produto resultante deste processo é chamado de carvão.

Já a gasificação resulta de uma combinação de vários processos térmicos distintos que ocorrem sem que exista um limite bem definido entre eles. Estes processos transformam combustíveis sólidos ou líquidos numa mistura de gases, a que se chama gás de síntese.

Os destinatários destas soluções estão sobretudo no setor dos resíduos, como Aterros sanitários ou sistemas de gestão de RSU; e no setor industrial, como a cerâmica, a alimentar ou a Têxtil.

Veja mais sobre estes processos no vídeo:

 

Gostaria de conversar com a nossa equipa ou conhecer melhor as oportunidades destas tecnologias?

Durante o mês de março, no âmbito do projeto Wast'Awareness, o CVR vai promover um conjunto de Demodays, para transmitir e quantificar os benefícios das tecnologias aos empresários de vários setores, para que possam vir a aplicar, desenvolver ou comercializar este conhecimento.

Mais informações e inscrições aqui.

Para esclarecimentos adicionais ou para agendar uma reunião, pode contactar-nos através do número 253 510 020 ou do e-mail geral@cvresiduos.pt.

 

O projeto WAST'AWARENESS - Transferência de Tecnologia na Valorização de Resíduos e Sustentabilidade é promovido no âmbito do Sistema de Apoio às Ações Coletivas (SIAC) e procura reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação. É financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 387.497,93€, dos quais 329.373,24€ são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.